Artralgia, causas e sintomas!!

Artralgia é a dor em uma ou mais articulações.
Causas: As causas mais comuns de artralgia são: esforço incomum ou abusos, como estiramentos e entorses, lesão acidental incluindo fratura, gota (principalmente encontrada no dedo grande do pé), osteoartrose, doença articular degenerativa, artrite séptica, tendinite, bursite, osteomielites, doenças infecciosas como gripe, sarampo, febre reumática, hepatite, caxumba, rubéola e varicela; doenças autoimunes como artrite reumatoide e lúpus.
Sintomas: Em nossas articulações além de estar presente grande parte do tecido
cartilaginoso também deve estar presente o líquido sinovial. Ele é responsável por lubrificar as articulações sinoviais, ou seja, para ajudar as movimentações. É isso que acontece na artralgia, existe pouca lubrificação nas articulações, consequentemente ocorre deterioração da cartilagem. O líquido sinovial e a cartilagem fazem uma espécie de almofada de segurança e ao perderem sua eficácia, fazem com que os ossos entrem em contato uns com os outros, causando atritos que muitas vezes são audíveis ao fazer certos movimentos, tendo um som parecido com o de esmagar os ossos. Com o atrito ocorrem erosões no tecido ósseo e leva o indivíduo a ter as famosas dores nas juntas.
Fatores de risco: Existem algumas doenças que podem causar dor nas articulações, incluindo artrite reumatoide, uma doença autoimune que provoca rigidez e desconforto nas articulações. A osteoartrite é a degeneração da cartilagem de uma articulação que estimula o crescimento ósseo, que é muito comum em adultos acima de 45 e pode causar também dores nas articulações.
Esta dor também pode ser causada pela bursite ou inflamação da bursa, que é composta por um saco cheio de fluído que funciona como uma almofada localizada nas proeminências ósseas (no meio das articulações), permitindo a livre circulação de músculos e tendões no osso.

Prevenção: Medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação, porém, deve-se consultar um médico antes de administrá-los.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.